Resources
Portugal

Formação Online: Capacitação de profissionais e estudantes da área de saúde para promoção da paternidade envolvida e cuidadora

Investigadoras/es do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e professoras/es e investigadoras/es da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vão dar formação online gratuita a profissionais e a estudantes da área de saúde, para os capacitar ao nível da «promoção da paternidade envolvida e cuidadora».

Estimular o debate sobre a igualdade de género e o envolvimento dos homens na prestação de cuidados aos filhos, aumentando, simultaneamente, a consciencialização sobre a importância de incluir os homens nas estratégias de combate à violência contra mulheres e crianças, são objetivos deste curso de 30 horas, que começa em meados de setembro, coordenado por Tatiana Gonçalves Moura (CES) e Maria Neto da Cruz Leitão (ESEnfC).

Esta formação, dirigida a profissionais e a estudantes de áreas da saúde, enquadra-se no projeto PARENT – Promotion, Awareness Raising and Engagement of Men in Nurture Transformations, que é liderado pelo CES e que conta a colaboração da ESEnfC e de mais três parceiros europeus, da Áustria, da Lituânia e de Itália, beneficiando de financiamento do Programa de Direitos, Igualdade e Cidadania da União Europeia.

De acordo com os organizadores do curso “Capacitação de profissionais e estudantes da área de saúde para promoção da paternidade envolvida e cuidadora”, «quando os homens assumem no seu quotidiano práticas de cuidar, a promoção da igualdade de género no espaço doméstico é fortalecida».

De igual modo, «o envolvimento dos pais e dos cuidadores masculinos durante os períodos pré-natal e pós-natal é vital para a saúde e o bem-estar tanto da mãe, como da criança e do próprio pai», sustentam as entidades formadoras na fundamentação do curso, que apontam para «a necessidade de tornar visível a presença dos homens nos serviços de saúde» como «uma das estratégias para a efetivação de um trabalho voltado para a transformação social».

Com início a 16 de setembro e sessões síncronas às quartas-feiras, o primeiro de dois cursos previstos em horário pós-laboral (outro começará três dias depois, para os candidatos que preferirem sessões aos sábados de manhã), tratará de temas relacionados com a paternidade e cuidado, a equidade entre homem e mulher, o autocuidado masculino e a mobilização comunitária.

Cada curso irá funcionar com 30 formandas/os. Está prevista a realização de mais dois cursos e brevemente serão divulgadas as respetivas datas.

Para mais informações, poderão os interessados consultar o website da ESEnfC, em https://www.esenfc.pt/pt/page/100003966/176, ou colocar alguma questão para o e-mail ccd@esenfc.pt.